quarta-feira, 27 de maio de 2020

Comentários sobre o livro: Retratos de Uma Existência.

“Até onde li percebi um autor criativo. De um lado o amor oscila entre a pureza do amor (de certa forma) e entre o ato de sentir o amor. Ou seja, existe o amor em duas formas:

- A pureza do amor no sentido de quando "eu amo!"  sou íntegro, mas quero de volta o mesmo "amor" com a mesma intensidade, talvez um pouco menos, talvez um pouco mais. Sobre o amor a abordagem ou alguns comentários digamos, estão na forma "abstrata" onde a emoção ou as emoções de "sentir" ou "viver" o amor se sobrepõe(m) as emoções de tê-lo "sofrido".

  Além do amor, que como afirmei é abordado de uma forma poética, meio que entre as "angústias da alma" existem as questões existenciais onde se sobressaem as dúvidas e as respostas sobre em especial questões ligadas à intimidade do ser tipo: "penso, logo existo".
 Na "intimidade do ser" o principal questionamento ou dúvidas ou explicações, tudo "junto e misturado", o autor do texto demonstra e comenta pensamentos conflitantes com o pensamento reinante entre os homens. Neste ponto específico, o autor se posiciona contrário ao rumo natural tanto do pensamento, como também das atitudes dos homens. É como se entre escolhas "boas-corretas-honestas" o homem, sempre escolhesse as atitudes "ruins-incorretas-desonestas". Em benefício próprio, prejudicando os demais. Sim, situações ideais e situações reais. Este o grande vilão: Mundo perfeito e mundo imperfeito. Eis a raiz do problema e a fonte da solução. Neste ponto, Manoel o autor do livro demonstra conhecimento à respeito do que seria um mundo perfeito ou um mundo melhor, e por outro lado "confronta" este mundo perfeito ou melhor com o mundo real. Então o autor sente ser tarefa extremamente difícil "melhorar" o mundo, porém crê que isto seja possível, desde que o erro demonstrado, provado e a solução seja divulgada, afinal se contas: Quem irá persistir no caminho errado, após conhecer o caminho certo!"


Jose Benjamin.


- O presente comentário foi feito após ler 49 páginas no dia 27/05/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário