domingo, 23 de junho de 2013

Falando um pouco sobre o Amor.

"Quem ama tem Deus no coração" ,  "Deus é amor"
  
  Provavelmente você já escutou ou leu algumas dessas 2 frases acima. Platão já enunciava no famoso livro O Banquete no qual se dizia que quem possui o amor está possuído por um Deus. Neste caso o Deus é Eros ou seja o Deus do amor na mitologia grega. No surgimento do mundo como cita Hesíodo famoso poeta grego "Primeiro foi o caos; depois a Terra larga e residência eterna dos mortais, e depois Eros..." quando estamos perdidamente apaixonados por alguém e porque estamos possuídos por esse Deus cita Platão. O amor segundo Platão também é falacioso e enfeitiça as pessoas, atribuindo ou fazendo com quem esteja apaixonado veja qualidades que o ser do qual se ama não possui pois 'Eros deseja a perfeição' como cita Jung. Freud talvez influenciado por Schopenhauer usa Eros (Amor) como libido, ou seja, algo natural vital para sobrevivência do ser humano. Para a medicina o amor nasce fruto dos hormônios adrenalina, noradrenalina, oxitocina , feniletilamina, dopamina, serotonina e endorfinas. Hormônios que causam as reações do Deus amor sendo possuído.
  Observando desde de a época do pensamento platônico ao pensamento atual da Psicanálise que recorre muita vezes a filosofia (que e o pensamento humano em essência) e o pensamento da ciência no caso a medicina temos uma problemática: Será o amor uma composição química que nos dá prazer e quando se perde o prazer se diz que o nosso organismo já não reage tão bem por ter se acostumado com as reações hormonais e por isso enjoamos do ser amado? Ou será que o amor é apenas uma manifestação da nossa vontade de viver ou de encontrar a perfeição num outro ser do qual endeusamos dizendo coisas falaciosas por estarmos enfeitiçados? Muitos poetas diriam agora o amor é mais que isso. Mas que fonte é essa? Será ela a fonte da vida? Será ela a razão pela qual a vida surgiu?       

"O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu."
Michelangelo
    

Um comentário:

  1. pra mim, amor é algo indefinivel
    e algo que nunca vai fazer sentido, por mais que tentem definir o que ele é. Mas ele não existe pra fazer sentido mesmo pra ser sentido.
    E tem tudo isso em união, respostas fisiológicas, psicológicas... vc sempre vai ter uma reação especifica, mas essa não é a causa, é a consequência né.
    O corpo e a mente reagem.

    ResponderExcluir