quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Goiânia Aos 86!

Tu que tracejou meus caminhos
Sob seu solo sonharei, sonho e sonhei!
Quando estou contigo sou mais feliz, acredite
Quando estou contigo sou mais eu mesmo!
Quando estou contigo minha linda Goiânia sou dinamite pura!

Aqui amei, desamei, descobri o universo, descobri o mundo, vivi a poesia em vida, aqui fiz escolhas erradas, certas, vivi coisas incríveis, vivi coisas horríveis, aqui eu e minhas vontades foram impulsionadas como uma poderosa bomba, aqui não controlei, tive que controlar e até não posso me queixar - amei e fui muito amado! 

Poderia ter nascido em outro lugar, bem longe de ti, mas não teria o mesmo sorriso que tenho quando lhe encontro aqui! 

Ô minha menina, minha pequena Goiânia, toda vez que estou contigo sinto-me em casa, onde sei encontrar de um canto ao outro minha própria história que vivi em tuas ruas e becos, entre suas praças e monumentos! Eu sou o poeta da cidade, tráfego e sinto cada canto como se tu tiveste dono, como se eu fosse parte de sua paisagem, eu a amo hoje e sempre seja em qualquer idade. 

Faz 86 anos que tudo nasceu para que os sonhos 
Dos jovens e velhos fossem continuamente vividos aqui!
Debaixo do sol, diante do horizonte quase ao centro do cerrado, 
Tens todos os problemas, trânsito agressivo, desigualdade social, clima seco, crimes abomináveis, acidentes radioativos, corrupção elevada e todas os defeitos de uma cidade brasileira. 

Es tão simples, como nós goianos de corpo e alma somos um povo que sonha com dias melhores, um povo que aprendeu a rir de suas próprias tragédias! Quantos sonhos não viveram ao redor de teu solo, Ô Goiânia, minha pequena, tu não imaginava que teus filhos fossem poetas, que tuas esquinas nunca mais seriam desertas, hoje vive tão cheia de gente, tão cheia de vida, e no entanto, a vida é tão rara encontrar quem viva diferente! 

Não quero lhe julgar, não quero lhe desdizer - mas poderia ser mais justa com teus filhos que te amam sem muitas vezes merecer?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário