terça-feira, 19 de março de 2019

Livro Retratos de uma existência.

Sinto que está chegando o momento de lançar o livro deste blog, o escritor que vos escreve já passou anos guardando um universo cheio de ideias para relevar. Não há nada melhor que ter um livro com minha cara e meu mundo interior. Sinto que já passou da hora - e sinto que o momento está próximo. Emociono toda vez que leio o prefacio de meu irmão (por parte de pai) não só pela beleza com o qual escreveu, ele também foi capaz de penetrar em sentimentos antes nunca explorados. O ritmo de escritor diminuiu por conta da própria vida, pois precisamos viver depois filosofar. Meus pais agora desejam que eu fale com um tio sobre ele financiar as despesas, primeiro por ele gostar de mim e segundo para pôr o nome dele nos agradecimentos. Não sei se vai ser o caso, afinal de contas a tal lei só sairia ano que vem o que demora mais ainda. Meu irmão universalizou meus textos numa fase onde eu falava apenas para a vila e para minha vizinhança, ele demonstrou que o mundo inteiro podia ser ouvido, bastava eu entender que aquelas ideias eram universais. Quero visita-lo, trazer o livro nas mãos dele e agradecer pelo apoio de sempre. Emociono todas as vezes que leio o prefacio. Para não dizerem que estou exagerando deixo aqui abaixo o prefacio do livro. Espero que tudo dê certo, não desejo sucesso e sim a realização de ter um livro com o retrato de minha existência. 
"
Prefácio
A quem pertencem seus pensamentos? Isso mesmo, estou falando dessas várias vozes que tagarelam sem cessar em sua cabeça, desse fluxo infinito de discursos dentro de sua mente. Então? A quem pertencem?
A resposta óbvia seria: pertencem a mim, unicamente a mim, são a última trincheira de minha intimidade, onde guardo minha essência mais profunda. Meus pensamentos representam minha consciência estritamente individual, eles protegem minha identidade, minha história, minha autonomia, minha individualidade.
Mas, e se eu disser que existem, em média, 24 nomes de marcas que podem saltar independentemente de seus pensamentos a partir da simples e breve imagem de um produto? E os vários jingles, bordões, canções e ditados que precisam apenas de algumas notas ou de um trecho inicial para serem reproduzidos sub-repticiamente na algazarra de seus pensamentos? E os pré-conceitos, herdados e incorporados por séculos a nossas mentalidades como se fossem as verdades mais cristalinas? Não vou nem citar todos os conselhos recebidos e absorvidos desde a mais longínqua infância.
Pare pra pensar, sem brincadeiras, que quando você lê este prefácio, por exemplo, é como se a voz de seu autor se imiscuísse em meio a essas vozes que falam sem cessar ai dentro. Imagine agora tudo que você já leu e ouviu, todos esses discursos que continuam a ecoar por sua mente sem que você perceba conscientemente.
Diante dessa surpreendente resposta, cabe aqui mais uma pergunta: quem controla seus pensamentos? Você? Seu inconsciente? Seu ego? Seu superego? Algum tipo de super consciência?
Sejamos sinceros: há momentos em que pensamentos autônomos gritam sem controle dentro de nossas cabeças. Às vezes, coisas horríveis insistem em palpitar dentro de nossas mentes, mesmo que surdamente, idéias cruéis, absurdas, hilárias, que sussurram nitidamente querendo nos levar a algo alheio, distante, irreconhecível, porém, ao mesmo tempo, presente e real. A maioria dos pensamentos é extremamente rebelde.
O autor de “Retratos de uma existência” teve a coragem de encarar esses pensamentos insurgentes, de deixar fluir livremente tais idéias, em um fluxo autêntico de vida, de verdade interior, chegando a uma obra valiosa, honesta, uma verdade imediata que não se esconde no medo daquilo que os outros vão pensar. E é isso que vão encontrar aqui: um testemunho dos pensamentos crus que povoam nossos cérebros, ousados, sem pudores, como gigantes cavalos cegos a cavalgar soltos pela existência.
Os pensamentos pertencem ao mundo... deixai-os chegar e partir, chorar e sorrir, como um dia após o outro, como um novo livro a ser lido, como tudo na vida. "

Marcus de Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário