sábado, 21 de outubro de 2017

Intolerância. (Sobre as crianças no colégio Goyazes).

O garoto planejou matar porque havia sofrido ofensas diárias e aquilo já o devia está o torturando, acho que pelo egoísmo dos dias não havia diálogo do filho com os pais ou com os amigos, que os professores não atentaram-se de que havia piadinhas com ele etc. O ódio foi aumentando, ele não via outra saída, estava sozinho - ninguém o ajudou, porquê a sociedade em geral ou você participa do meio ou está fora. Eu via muita coisa acontecendo quando estudava, até tortura psicológica era comum os moleques maiores (mais fortes) batiam nos menores (mais fracos), roubavam o lanche etc. E difícil pedir para um garoto quase que sem limites para ele parar e ele simplesmente respeitar; geralmente é isso que ele quer para continuar a "brincadeira" houve aquele outro caso em que o garoto matou a família e depois suicidou-se e que até hoje algumas pessoas tem dúvidas. O fato e que pedir para o garoto tolerar nesse sentido e muito difícil acaba sendo quase impossível, nada justifica o ato. Mas o menino já ia para o colégio com aquilo na cabeça. Ele queria dá um fim naquilo, o que acho abre uma discussão de como os pais devem educar seus filhos ou ao menos como os professores devem lidar caso vejam algo estranho e que possam punir certas 'brincadeiras' ofensivas. Caminhamos para uma sociedade egoísta que os pais e os professores pensam somente na parte financeira (ou mais nela) do que na parte humana. Já está mais de que na hora da sociedade se unir em prol da boa relação, de uma harmonia entre as pessoas, o que ocorreu não acontece apenas no colégio. Muitas pessoas são humilhadas e torturadas psicologicamente por maridos, chefes ou até mesmo pais que descarregam seus fracassos, culpa ou problemas. Para o bem estar social e necessário que ao participar de qualquer atividade você se sinta de alguma forma importante, acaba não sendo 'estranho' o que ocorreu e que possa ocorrer mais vezes, pois as pessoas estão cada vez mais intolerantes e preferem que simplesmente matem e descartem quem não se adapta ao meio, e se para se adaptar ao meio temos que ser iguais aos outros ninguém tem esse direito, essa divisão é natural agora ninguém impôs limite algum tanto aos que faziam as ofensas ao ofendido. Aceitar que o outro não queira "brincar" demonstra respeito, tolerância e acima de tudo limite. Dificilmente um jovem desta idade (mais ainda) possa ter isso sem ajuda dos professores e dos pais. Como tudo na vida há um limite! Em que mundo vivemos? Ficamos com o trágico cenário de duas crianças mortas e algumas feridas. Lembro-me uma vez estava numa escada rolante, quando um garoto atrás de mim veio e me chutou olhei para ele e disse 'Dá para esperar' falei bravo, a mãe logo me disse: 'Precisa ser grosso?' eu disse 'Ele me chutou' O pai da criança fingiu que não me viu, em resumo quem vai ensinar a criança de que tem que haver limite? Se os próprios pais não o colocam? Não é culpa somente deles, talvez eles também não têm limites. Por fim, este caso desses meninos aconteceu próximo a minha casa em uma rua que passo muitas vezes e sempre vou me perguntar: Se a única justificava seria essa falta de limite, mas tem culpa as crianças de viverem em um mundo assim?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário