terça-feira, 26 de abril de 2016

Miscelânia (Um caminho para viver). [4]

Tanto eu quanto um amigo que compartilhamos quase que a mesma metafísica, ficamos admirados quando uma mulher torna-se de verdade companheira dos nossos dias. Seja para um passeio ou ao cumprir nossos afazeres, seja nos dias tranquilos ou nos mais calorosos e extramente belo essa dedicação da mulher que amamos. Isso parece ser tão sagrado, e é o mais útil a nossa especie segurar as mãos de outra a quem nunca deseja solta-lá. Mudando totalmente o rumo. Onde trabalho os meninos fizeram uma especie de panfleto colocando a foto de dois estagiários que se tiverem ido por duas vezes ao trabalho foi muito, pregaram nas paredes que estão procurando por eles. Oferecendo ate recompensa, vale notar que temos de está lá e bater o ponto; mas alguns parecem ter privilégios e exceções apenas por saberem dobrarem bem o chefe que jamais aceita criticas. Encontrei-me com um fiscal de maneira inusitada ele não sabia nem mesmo sua senha ou sua matrícula, no entanto, seu salario gira em torno de uma bagatela de doze mil reais por mês líquido, estranho notar que no seu imposto de renda do qual pediu para que eu imprimisse estava uma quantia de apenas cinquenta mil reais declarado no ano passado. Se ele houvesse se formado em qualquer curso que fosse seu salario aumentaria um quarto do atual, mas ele é idoso e debilitado provável que com muita dificuldade escreva o nome a próprio punho. Tive uma conversa extremamente rica a respeito de finanças com o único estagiário realmente inteligente, o resto não parece nem ligar para o que acontece ao seu redor. Um amigo de longa data (infelizmente talvez eu seja o único amigo dele de verdade) eu visitava-o antes quando ele morava bem próximo juntos eu e ele nutrimos profunda admiração mutua desde a infância. Ele apenas sai de casa para ir ao trabalho em sua empresa própria; Não bebe, não fuma e não frequenta festas - apenas joga vídeo game e assisti desenhos, filmes, etc. Algumas poucas vezes lê a bíblia ou algo sobre desenhos e assuntos eletrônicos que envolvem seu trabalho. Ele concerta essas coisas, como não possui vícios caros com roupas e outras de nossas futilidades e vaidades, juntou bastante dinheiro que fez investimentos em construções para alugar. Lhe avisei para que futuramente fazermos uma parceria, sabendo que o engenheiro num projeto pequeno como de uma casa cobra-se bem mais barato que um arquiteto. Também é verdade que um arquiteto não lida com cálculos complexos e nem com grandes estruturas, e sendo um engenheiro hábil - pode-se tanto lucrar com várias pequenas obras sem ter que arrancar os cabelos com as maiores. Nada mais justo! Ele tem sua própria empresa e é seu próprio patrão, enquanto zombavam dele ora, por parecer estranho ou não sair para lugar algum e sozinho ele acumulava e comprava, montou sua casa, em que os quartos são grandes e alugou a outra em que morava; praticamente todos os dias sua mãe pega o dinheiro e deposita no banco, ele e o pai lhe dão um salário - sua velhice será tão tranquila, quanto sua alma. Seus pais gostam de minha visita já me disseram muitas vezes que sou o único amigo realmente dele, que um outro pegou emprestado uma quantia em dinheiro e não o pagou-o e conheço o outro rapaz, se ele não pagou foi por não ter o dinheiro e não por má fé. Nossas conversas sempre enriqueceram e nutriram minha alma, possuímos o mesmo espírito irônico contra as maldades, as superstições e as pessoas de má fé. Enchi as ideias dele sobre filosofia, enquanto ele encheu a minha sobre aprender a ouvir e a levar minha imaginação mais adiante. Se há poucas e pequenas coisas realmente valiosas neste mundo, com absoluta certeza que uma delas é a de termos um amigo leal - quando temos mais de três o mundo melhora mais um pouco. Junta-se isso a um amor; realmente não necessitamos de muito para sermos felizes e não é tão impossível aprendermos isto. Já pensei seriamente, claro que no futuro na possibilidade de construir uma casa grande e confortável (Um mini-castelo digamos assim). Há alguns quilômetros de minha cidade, onde seja um lugar mais tranquilo; Onde eu possa me dedicar tanto a arte, ao conhecimento, a escrita, ao dia-a-dia, cuidando de um jardim, olhando os planetas, alimentando meu espírito, e diminuindo as futilidades do mundo,  etc. - indo e vindo - vez outra a minha cidade da qual pertenço. Viajando e conhecendo o mundo, aprendendo novas línguas, etc. Tudo isto cada vez mais cresce dentro de mim, e creio que encontrar a forma ou maneira de como queremos viver e como encontrar o caminho de nossas vidas.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário