sábado, 10 de outubro de 2015

Minha filosofia.


    
  Pertenço a minha cidade como quem tem um grande amor - como se eu pudesse morar em vários lugares e soubesse onde fica o meu, não importando o tempo. Em volta de mim há tantos prédios, e eu desejo tanto ajudar a construir cidades para que cada pessoa assim como eu possa sonhar. Tenho uma profunda admiração por aqueles que lutam e os que lutaram pelo que acreditam, pois nunca é simples se dedicar a algo por um bem maior do que a nos mesmos. Sou tão novo para pensar no passado e tão ingênuo para não pensar no futuro. Consegui criar um jeito próprio de escrever e toda beleza envelhece e morre, menos o que escrevemos com amor - porque o amor vem da alma e a alma não envelhece. Tantos gênios disputaram sobre a imortalidade da alma; Não vejo razão, nem nenhum sentido para que a alma viva após a morte. Porque para mim morrer sempre foi o maior sentido para que as coisas que fazemos e sentimos tenham valor - toda minha filosofia gira em torno disso. Não importa se algo criou ou se tudo fez-se em meio ao tudo. Não se valoriza algo ou alguém que sabemos que não vamos perder, que sabemos que não tem importância em nossas almas, em nossas vidas - ate nós o perdermos e sentirmos - toda a importância e todo o valor que se tinha tal pessoa isso por conseguinte se deve ao fato da falta, do vazio, do fim de tudo aquilo que amávamos tanto, que precisávamos tanto. Principalmente os que são próximos de nós, nisso ninguém discorda - ainda mais quando tal pessoa foi realmente importante em nossas vidas. Nunca quis ser o indiana jones e ficar vivendo aventuras, minha natureza não me diz que gosto disso, e no entanto, tenho que me aventurar contra ela própria, e isso não é bom. Têm pessoas que por fazerem mal a minha alma e ate das almas alheias - prefiro manter à distância. Tenho inimigos, e infelizmente nenhum deles tem vocação para ser poeta, não servem nem para que eu os odeie. Fui substituído por mim mesmo a um cargo sem patente e sem esperança que se possa mudar o mundo - e o nome dele se chama vida. Sou tão escravo do mundo quanto qualquer um que dá pontapés em coisas grandes ou pequenas, e talvez isso nos tornam diferentes de seres mesquinhos. Onde passei deixei saudades e estragos, assim como fizeram comigo. Onde passei também deixei um pouco do meus medos e dos meus segredos. Onde passei é um lugar que não existe mais, sou como minha alma apresenta. E minha filosofia diz o que penso por entre as pessoas que ora me odeiam, ora gostam de mim (do que escrevo) -  assim como sou, uma alma rebelde (Para sempre) dentro de uma eterna criança. 
  Todo dia as pessoas fazem as mesmas perguntas: Como posso ser feliz? Onde é o melhor lugar com o qual eu possa estar? Quem me faz de verdade mais feliz do que estou agora? Qual vida eu desejo ter para o resto da minha vida? Quem nós desejamos ter ao nosso lado para o resto da vida? Será que erros imperdoáveis serão sempre mais fortes do que um amor de verdade? Será que seremos infelizes por conta de nos mesmos ou por conta das pessoas que também desejam ser? Será que tudo merece ser como é? O que poderíamos mudar para melhorar nossas angustias, nossos medos e descobrirmos onde realmente é o verdadeiro lar das nossas almas? Qual preço pagaríamos para sermos felizes ao lado de quem amamos e de quem se importa com a gente? - Vale viver infeliz por conta de coisas vazias e sem vida? Por que, quem nós amamos, dificilmente nos ama de volta? Por que quem queremos tão bem e quem nos quer também, já seguiu outro caminho sendo infeliz também? Por que quem quer mesmo nos amar e nos fazer felizes muitas vezes não é quem sonhamos ter ao nosso lado? - O que é que nos motiva ou nos move ao ponto de querermos viver para sempre? Qual é o propósito para que tudo exista em volta de mim, e qual o sentido ate para que eu mesmo exista? - Por que ora sozinho me sinto livre e bem, ora a angustia me bate sem ter alguém? Por que nossos desejos são tão maiores do que nossas realizações? Por que faço tantas perguntas todos os dias - e as respostas veem com os fatos que acontecem com o tempo? Por que as coisas não seguem o que pensamos que deveriam elas seguirem de verdade? Por que as histórias de amor tem sempre que serem interrompidas por histórias reais? Por que sou escritor - pensando que seria melhor não ser? Por que já desejei a ignorância, depois que conheci a falta de esperança por um mundo diferente? Por que amo tanto escrever - como se fosse tudo que eu de melhor sei fazer? (Depois de amar.) Quem sou? O que devo? O que deixei? O que não posso mais ser? - Eu não planejei minha caminhada, apenas fui seguindo tudo o que a vida me disse na estrada, tudo é uma seta, um sim ou não, um caminho, um desvio, um fluxo, um dia bom ora outro ruim, uma vida com sentido ou sem, tudo é ou não é, e tudo foi ou não foi - O que nos resta - o que fazemos para ser feliz vale tudo o que somos e eu sou escritor.
 Quais foram seus melhores dias em toda sua vida, você saberia me dizer - se foram especiais sozinhos ou com alguém que esteve com você? Você já perdeu sentimentos verdadeiros em troca de sorrisos falsos? Oh pobre menina, seus olhos tristes te respondem o que a alma já cansou de te dizer? Você alguma vez já chorou por alguém sem valor e já disse que pode amar qualquer um porque todos tem o mesmo sabor, mudando apenas o endereço? Ate quando vamos mendigar amor,  por quem não vale nada? Ate quando iremos sonhar as mesmas coisas - sem realiza-las? Uma vida sem amor - oh Sócrates - merece ser vivida? Um céu cheio de estrelas, um mar ao luar - vale está se sentindo só sem ninguém que se ama - para compartilhar? Existem dias mais difíceis do que aqueles em que não sonhamos ? De que vale o mundo sem o sorriso bobo dos dias fúteis? Vale a pena se casar com uma alma sem brilho, sem voz e que não saiba questionar? Vale a pena estar junto de quem não sabe conversar - dizer o que sente ou mesmo lhe amar? Você já conheceu alguém que gostaria nunca ter conhecido? Você já fez tudo em nome de algo que nunca foi reconhecido? Você já viu algo mais belo que as palavras de quem se ama - amando junto também? Você já ficou sozinho ao ponto de achar que tudo está perdido - e que ninguém mais vai te salvar de si mesmo? Posso deixar de amar alguém só se lembrando do pior que ela fez? Posso deixar tudo que acredito em nome de uma vida em que não há mais sentido? Posso não seguir um caminho e viver do meu jeito e ser feliz sendo sozinho?
  Para que haja um mundo perfeito tem de haver um mundo imperfeito? Por que sempre imaginamos que há algo por trás de tudo que existe? Existiria uma existência além dessa para que essa seja a real? Teria um lugar no universo onde sejam realizados nossos desejos e sonhos? Por que tudo não se acaba no tempo certo dentro de nós e depois em volta? Por que as cigarras cantam e cantam ate a morte e a chuva as vezes não vem? Por que algumas pessoas adoram tanto falarem mal de alguém e criticarem tudo e todos a sua volta mesmo que nada tenham feito de mal? Por que odiamos certas pessoas sem as conhecer direito? Se tudo que vemos a nossa volta, tudo que se estudou e ate mesmo nossa existência também, nossa natureza, nosso sol tudo tem um tempo dentro do próprio espaço há um tempo? E dessa forma nos foi permitido conhecer e medi-lo e tudo há um limite, será que para o tudo que existe também há esse limite? Quando Newton nos revela a gravidade e Schopenhauer nos diz sobre vontade, há no mundo e nessas forças algo mais milagroso que todas essas questões demonstradas cada uma da sua maneira que nos deixa mais encantado? Não é injusto chamar os dogs de cínicos (do grego) quando na verdade eles sabem amar mais do que nos mesmos? Quem disse que o perdão deve ser dado há todos e não a quem merece? Quem disse que o orgulho é ruim quando dá valor aos que merecem? Por que quanto mais conheço das coisas menos sei delas, quanto mais aprofundo-me em algo com mais dúvidas fico? Por que quanto mais misterioso parece todas as coisas mais eu me sinto maravilhado com tudo? Por que escrevo peças esperando alguém para desdizer o que escrevo? Por que paro de escrever as coisas? Por que não termino todos livros que leio? Por que não abracei quem eu desejava quando havia tempo para isso? Por que os dias correm alguns iguais outros piores, alguns maravilhosos e outros surpreendentes?
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário